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Dicas de Marketing para Micro e Pequenas Empresas.

Dicas de marketing para micro e pequenas empresas!


Dica 1: Pesquise as oportunidades:

Descubra quem é seu cliente, o que ele busca, quais são suas expectativas com relação à marca, onde ele está e porque ele precisa do seu produto. A internet oferece milhares de ferramentas que podem auxiliar a coletar e compilar essas informações com agilidade e precisão. Essas ferramentas podem inclusive ajudá-lo a criar novos produtos. Sabendo disso, não perderá tempo e dinheiro tentando vender algo pra alguém que não precisa e terá um embasamento seguro para a tomada de decisão.

Dica 2: Construa sua presença online:

Se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes sociais é hora de tomar uma atitude. Considere criar um site urgente! Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores. Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra.

Dica 3: Faça um plano de marketing prático:

O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o tributário. O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros players (competidores) no mercado. Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objetivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um cronograma que indique um responsável para cada ação.

Dica 4: Consolide a sua marca no mercado potencial:

Mesmo que o seu negócio não se torne conhecido em alta escala, é importante que você se consolide no mercado potencial, seja na cidade ou região.

Para isso, depois que você tiver criado a sua página, busque parcerias estratégicas e divulgação em outras páginas que não só através da sua própria, para que seu público chegue mais facilmente até ela.

Ter o seu perfil linkado a outros nomes reconhecidos, por exemplo, passa confiança e credibilidade à sua marca.

Dica 5: Venda benefícios, não apenas produtos:

Depois que o potencial cliente tomar conhecimento da sua marca, é essencial que ele tenha um bom atendimento durante e após a venda.

A impressão que um cliente leva é tão importante quanto quanto à satisfação dele com produto em si.

Com um atendimento bem definido, fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias.

Assim, é possível criar uma vantagem competitiva para ser explorada nas suas campanhas e gerar engajamento positivo da sua comunidade online.

Dica 6: Calcule o retorno do marketing:

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar com clareza e precisão o retorno dos seus investimentos, podendo ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação, defina com exatidão quem é o seu público e qual o efeito esperado.

Tenha uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.

Dica 7: Tome cuidado com o desconhecimento:

O que afasta muitos micro e pequenos empresários da internet é a falta de informações sobre como funciona o marketing digital. Caso você não tenha formação em administração ou um conhecimento aprofundado em marketing, a internet disponibiliza inúmeros conteúdos para você se informar sobre novidades, tendências e obter dicas. Não deixe de dedicar algumas horas do seu tempo para isso. Certamente você verá os resultados no futuro!
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Mais 13 dicas rápidas e práticas de marketing para micro e pequenas empresas:


1 - Continue estudando mais dicas de marketing para micro pequenas empresas;

2 - Trace um planejamento de marketing digital;

3 - Posicione-se na internet diferente de todos os seus concorrentes;

4 - Invista pelo menos 1h por dia acompanhando e otimizando o seu marketing digital;

5 - Crie um site com blog e redes sociais voltado para vendas com uma rotina semanal de atualização;

6 - Trabalhe duro e goste de usar a internet para o seu negócio (trata-se de uma construção contínua e às vezes demorada);

7 - Não centralize seu marketing no escritório. Utilize o seu smartphone para gravar vídeos, fazer transmissões ao vivo, postar fotos e fomentar a sua comunicação;

8 - Conheça o seu público-alvo de verdade (o que ele pensa, sites que acessa, o que faz quando não está comprando algo da minha empresa);

9 - Defina objetivos práticos de marketing digital (quantos seguidores em quanto tempo, quantos acessos em cada página, quantas vendas precisa fazer para justificar o investimento);

10 - Organize e unifique a sua comunicação (é muito comum falar uma coisa em cada mídia online);

11 - Dê voz ao seu público com pesquisas e leve em consideração cada opinião;

12 - Preze pela qualidade máxima e transparência (mentir na internet nunca é uma boa ideia para empresas de todos os tamanhos);

13 - Transforme desafios em oportunidades sendo criativo.
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1 Comentários

  • ...
    Jhones
    29/10/2017

    Recomendo a todos, os empreendedores que buscam sempre o melhor resultado para seus negócios.

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