Carregando Post...

6 Vantagens de ser um Microempreendedor Individual

O enquadramento legal como Microempreendedor Individual (MEI) foi criado pelo governo com o objetivo de fomentar o empreendedorismo no país, promovendo a formalização dos negócios que ainda permaneciam na ilegalidade. Nesse cenário, é verdade que o fisco aumenta sua arrecadação, mas a maior conveniência para o Estado é mesmo passar a ter uma ideia bem mais exata sobre o volume de empreendedores pelo país afora. Isso sem contar que o próprio MEI leva diversas vantagens. Que tal ficar por dentro de algumas delas? Então fique de olho:

Legalização do próprio negócio

O principal benefício para o MEI está mesmo na formalização do seu negócio, que possibilita passar a emitir notas fiscais, ter acesso a créditos especiais para pessoas jurídicas nos bancos e aumentar a confiabilidade geral do seu empreendimento no mercado.

Facilitação na burocracia

Para se tornar um MEI é incrivelmente fácil: basta acessar o Portal do Empreendedor e seguir o passo a passo indicado por lá. Tudo é feito gratuita e rapidamente. Lembrando que quem pleiteia se tornar MEI não pode, no entanto, ser sócio em outra empresa, ok? O MEI sai registrado no ato, já com cadastro de CNPJ e sem ter que aditar documentos em nenhuma junta comercial.

Direito a benefícios previdenciários

Essa categoria empresarial está protegida pela Previdência Social em alguns benefícios. No caso, é possível conquistar a aposentadoria por idade ou por invalidez, além de receber auxílio-doença ou salário-maternidade. A família ainda terá, desde o primeiro pagamento do MEI, os benefícios de pensão por morte e auxílio-reclusão.

Isenção de impostos

O MEI tem isenção nos tributos federais, além de pagar muito pouco pelos impostos estaduais e municipais. Para se ter uma ideia, o MEI não paga IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS e INSS patronal, enquanto paga o valor simbólico de 5 reais como Imposto Sobre Serviços (ISS), além de 1 real como Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Além disso, há o percentual de 11% sobre o salário mínimo para custear o INSS.

Simplificação da escrituração contábil e fiscal

Só existe uma obrigação fiscal básica para o MEI: comprovar que seu faturamento ao ano não ultrapassa a soma de 60 mil reais. E, para fazer isso, ele deve entregar ao fisco apenas uma declaração chamada Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual (DASN-Simei). O envio pode ser feito eletronicamente pelo Portal do Empreendedor, sendo seu prazo computado para o dia 30 de abril de cada ano.

Possibilidade de contratação

Ainda que o MEI seja um tipo empresarial de um único titular, a legislação em vigor permite a contratação de um empregado para ajudar no empreendimento. No caso, será preciso pagar um salário-mínimo ou pelo menos o piso da categoria.

Além de tudo isso, tornar-se MEI pode ser a grande chance de desenvolver a autoestima de quem está há muito tempo na informalidade, agenciando sua inclusão social e permitindo que o empreendimento cresça. O profissional certamente ficará mais satisfeito com o que faz e se sentirá muito mais estimulado para tocar a empresa para frente!

É claro que, além dos direitos, o MEI também possui deveres importantes. Quer conhecer esse rol de obrigações? Leia mais neste nosso post! E não deixe de comentar aqui para nos contar se já pensou em se formalizar como MEI! Qual vantagem dessa nova categoria empresarial chamou mais sua atenção? Compartilhe suas impressões conosco!

Cobertura Previdenciária
Sobre cobertura previdenciária para o Microempreendedor
Menor custo com funcionário
Contratar funcionário é mais barato para quem é MEI
Sem taxas de registro
Para se formalizar não é preciso pagar nada mais que o boleto mensal
Sem burocracia
Sair da ilegalidade é fácil, prático e rápido
Acesso a Serviços Bancários, inclusive Crédito
O MEI pode abrir conta empresarial e até pedir financiamento
Compras e Vendas em Conjunto
Vantagens em poder comprar e vender juntamente com outras empresas
Menos tributos
Cobrança unificada e barata
Controles Muito Simplificados
É tão simples que nem precisa de contador
Emissão de Alvará pela Internet
Sem taxas, sem burocracia, pro MEI tudo fica mais fácil
Possibilidade de Vender para o Governo
MEI pode vender para todas as esferas do governo
Serviços Gratuitos
MEI conta com uma rede de empresas que pode prestar serviços de graça
Apoio técnico do Sebrae
O Sebrae ajuda o MEI a organizar o seu negócio
Possibilidade de Crescimento como Empreendedor
Com tanto apoio e incentivo fica mais fácil crecer
Segurança Jurídica
Lei que protege seu negócio

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

Envie sua mensagem, teremos a maior satisfação em conversar com você!

Telefone

(15) 9794-9939

(15) 99115-4034 (WhattsApp)

Email

contato@webdesenvolvimento.com.br

Localização

Rua Silvio Pelegrine, 196 - Porto Feliz / SP